Blog

BUSINESS INTELLIGENCE, o que é isso?

 Samara Cristina de Jesus

A ÁREA DE DADOS

Hoje em dia a área de dados é uma das que mais que cresce no mundo. Quanto mais softwares e controles as empresas criam, mais elas precisam gerenciar dados. Todas as informações coletadas pela empresa, de diferentes softwares, precisam ser armazenadas e posteriormente compiladas. E não é só isso, existe a grande demanda por números e insights para tomada de decisão, tanto internamente para gestão de equipes, quanto externamente para medir comportamento de clientes e fazer projeções de vendas, por exemplo.

BUSINESS INTELLIGENCE, MODO EASY

Um dos grandes desafios dessa área é ter os dados constantemente atualizados e suas informações demonstradas serem fiéis a realidade da empresa. Para isso, existem times capacitados para acompanhar cada parte do processo de input de novos dados em sistemas e planilhas. Muitas empresas utilizam o Excel para mapear dados ou criar controles que não estão disponíveis dentro de ERPs, e algumas pesquisas apontam que cerca de 95% das empresas utilizam o Excel para algum tipo de controle. Visto que existe uma gama infinita de armazenamento de dados, precisa-se de ferramentas para automatizar a busca e o tratamento desses dados. Devido a crescente desenvolvimento destas mesmas demandas por dados e tomada de decisão, surge o conceito de Business Intelligence (BI), que em resumo se trata de: transformar dados em tomada de decisão através de gráficos, KPIs, tabelas e tudo mais que a ferramenta pode oferecer. 

POWER BI

Como o mercado está em constante mudança e crescimento, a Microsoft lança a sua ferramenta de BI em 2015 num formato acessível e barato com desempenho impressionante. O nome da ferramenta chama-se Power BI e é atualizada mensalmente, ou seja, as novidades mais quentes do mercado de dados são disponibilizadas mês a mês. Além disso, o software permite acesso imediato a informações atualizadas, personalização e interatividade, visualizações intuitivas e impactantes, compartilhamento seguro e colaborativo, análises avançadas e insights valiosos e economia de tempo e eficiência.

Embora haja pouco tempo de Power BI no mercado ao compará-lo com o Excel, existem inúmeros feedbacks positivos sobre a ferramenta. O futuro das organizações depende de dados, isso é um fato. Agora, basta estarmos atentos ao que temos de melhor para garantir a eficiência do negócio alinhada ao plano estratégico de cada empresa e, por fim, ter como resultado o crescimento.